Kilauea – O vulcão mais ativo do mundo
Em dezembro de 2005 uma parede de rochas desmoronou, causando um abismo de 18 metros à beira do mar, onde um rio de lava formou uma plataforma que dá continuidade ao continente.
A queda de lava e rochas é a maior já registrada no Kilauea desde que entrou em erupção, em 1983. A mais recente erupção foi registrada em 5 de agosto de 2011.
Localizado ao longo da costa sul da ilha, o vulcão tem de 300.000 a 600.000 anos de idade, é o segundo mais jovem vulcão do Havaí e o atual centro eruptivo da cadeia havaiana-imperador monte submarino.
O Kilauea tem uma grande caldeira cúpula, medindo 4x3,2 km com paredes de até 120 m de altura, e duas zonas ativas, uma com 125 km extensão a leste e outra 35 km a oeste.
A atual erupção do Kilauea remonta a janeiro de 1983, e é de longe sua erupção mais longa, bem como uma das erupções mais longas do mundo; a partir de janeiro de 2011, a erupção produziu 3,5 km³ de lava e ressurgiu 123,2 km2 de terra.
O vulcão se tornou uma atração turística a partir da década de 1840, e os empresários locais, construíram vários hotéis na orla, o mais famoso dos quais é o Volcano House, único hotel e restaurante localizado dentro das fronteiras do Parque Nacional de Vulcões do Havaí.
Hoje, o Kilauea é visitado por cerca de 2,6 milhões de pessoas por ano, através do renovado Kilauea Visitor Center, perto da entrada do parque.
O Museu Thomas A. Jaggar, localizado na borda da caldeira possui um deck de observação que oferece a melhor vista abrigada da cratera.
http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2013/01/kilauea-o-vulcao-mais-ativo-do-mundo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário